Japão.br
O Japão.br é um encontro de blogueiros para falar e divulgar a cultura japonesa e as atividades e locais que possuem esse propósito.
A cultura japonesa tradicional tem artes milenares e cheias de ensinamentos e sabedoria. É também aquela cheia de tecnologia, de luzes neon e modernidade. É a cultura do Japão de séculos atrás e a cultura do Japão de hoje. Um pouco disso tudo vive no Brasil, mas muito do que veio se transformou.
A comunidade nikkei que temos no Brasil é o resultado da cultura que veio com os primeiros imigrantes japoneses e foi lapidada com a cultura brasileira. Não é a mesma que existe no Japão e está em constante transformação. E é por isso que, como qualquer cultura, ela é única.
Carrega os valores, o respeito, a riqueza nos detalhes e nos significados da cultura japonesa. E foi temperada com a alegria, o tropicalismo e o gingado brasileiro. Assim, ela se torna interessante por sua história e fascinante pelo modo de ser.
O número de manifestações nikkeis e os admiradores dessa cultura cresce cada vez mais. Então, por que não falar mais dela?
POR QUE REUNIR BLOGUEIROS PARA FALAR DA CULTURA?
Sou sansei, mas minha família não é muito tradicional. Não cresci participando de undokais e frequentando kaikans, mas por algum motivo eu sempre gostei de tudo que fosse ligado à cultura japonesa. Quando criança quis estudar japonês, assistia alguns animes na adolescência, frequentei alguns eventos e comecei a me envolver com os projetos da comunidade nikkei depois que sai da faculdade.
Estar cercada por diferentes aspectos dessa cultura se tornou algo natural para mim e percebi o quanto as pessoas que não são tão envolvidas têm curiosidade e até uma visão distorcida de muitas coisas. Dizer que não gosta de comida japonesa porque não come peixe, achar japonês e chinês são iguais, usar os ideogramas em tatuagens ou decoração de forma errada e por aí vai.
Entendo que muito disso é por falta de informação. Essa é uma cultura muito rica, cheia de detalhes e significados que muitos não sabem. A falta de conhecimento gera interpretações erradas e também a falta de interesse. Por que não mudar isso? E quem melhor para fazer isso senão pessoas que já estão imersas na cultura, gastronomia, história, atrações turísticas, eventos e festivais? É isso que o Japão.br faz. Conecta que tem o conhecimento com blogueiros que têm interesse nesses assuntos.
COMO SURGIU O JAPÃO.BR?
“Estou muito feliz por apresentar a vocês a minha cidade e a minha cultura”. Foi essa frase que eu ouvi em um outro evento de blogueiros e entendi que podia fazer algo muito parecido. Após uma conversa e um post no Facebook e eu tive a certeza de que era pra ser. Os parceiros foram surgindo, um a um, todos muito interessados e dispostos a participar.
Foi assim, com algumas conversas inspiradoras e com pessoas que abraçaram a ideia que, em cerca de 3 meses, o primeiro evento aconteceu.
O resultado você pode ver aqui: I Japão.br | Publicações.
Motivada pelo resultado da primeira edição, resolvi organizar a segunda. Para minha surpresa, a repercussão foi ainda maior. Isso me deu a certeza de que esse projeto tem vida longa, muitas pessoas interessadas e uma infinidade de conteúdos para serem trabalhados.
Você tem um blog e interesse na cultura japonesa? Ou você já está imerso na cultura e quer divulgar seu trabalho? Vem falar comigo!