Laos
Sudeste asiático: Vistos
O sudeste asiático foi paixão a primeira vista (pelo menos para mim). Difícil encontrar uma pessoa que não tenha gostado. Praias, cultura, religião, temperos, história e caos, uma mistura de tudo isso. Antes de arrumar as malas há uma questão burocrática (e chata, digamos) que não dá pra fugir: os vistos. Brasileiros precisam desse selinho no passaporte para entrar na maioria dos países e nem sempre é fácil encontrar informações por aí.
O que você precisa saber antes de ir para o Sudeste Asiático
O sudeste asiático é uma caixinha de surpresas. Mesmo! Fascinante e caótico ao mesmo tempo, o paraíso dos mochileiros, de quem busca loucura ou elevação espiritual. Diversidade define. Contrastes intrigam. Choque cultural faz parte. E esse conjunto de pequenos e não tão pequenos países, cada um com suas tradições e cultura, tem algo em comum.
Um jantar à luz de velas
Mais uma da série: histórias marcantes de viagem. E do tipo só quem viaja sozinha vai passar por isso. Acho que toda mulher sonha com aquele jantar romântico à luz de velas, no lugar perfeito, o parceiro ideal e aquele momento inesquecível. Pois é… e quando o jantar à luz de velas não é nada disso???
O dia que dividi a cama com um desconhecido
Histórias bizarras de viagem, quem não tem? Eu tenho algumas e essa é mais uma delas. Eu imaginava que passaria por alguns perrengues e teria que fazer algumas coisas “fora do meu normal” viajando sozinha pelo mundo, mas passar a noite com um estranho na mesma cama com certeza não fazia parte do que eu havia imaginado. Surpresas acontecem!
Slow boat entre Luang Prabang e Tailândia
Uma rota comum para quem viaja pelo sudeste asiático é ir de Chiang Mai ou Chiang Rai, no norte da Tailândia, para Luang Prabang, no Laos (ou vice-versa). Dá para fazer esse percurso de avião, a forma mais rápida e cara. Também dá para ir de ônibus, a forma mais barata, porém são mais de 20 horas de estrada. Mas por que não fazer algo diferente e ir de barco?
Luang Prabang, como não amar?
Quando se fala sobre sudeste asiático logo lembramos de Tailândia, mas o Laos fica meio esquecido pelos brasileiros e muitos nem sabem da existência desse país. O Laos tem um tamanho considerável e, apesar de ser um país pobre, tem muito a oferecer aos turistas e viajantes. Luang Prabang é uma cidadezinha que fica ao norte, às margens do Rio Mekong e ganhou meu coração. Eu simplesmente amei cada segundo dos 5 dias que passei por lá, voltaria outras vezes