Tailandia
De moto na Tailândia
Se você já esteve na Tailândia ou em outro país do sudeste asiático, sabe que motos são comuns. Muito comuns! Provavelmente por ser uma forma mais barata de veículo motorizado, elas estão por todo o lado e carregam tudo o que você imaginar – de famílias inteiras, incluindo 4 crianças mais um bebê, até 4 botijões de gás (não dá pra imaginar, só vendo ao vivo mesmo).
Fotos clichês, mas todos querem
Fotografias fazem parte de qualquer viagem. Registrar momentos, paisagens, comidas e aquela foto clichê que todo mundo faz e todo mundo quer também. Tem lugares que ficaram famosos por isso e boa parte dos turistas vai só para conseguir uma fotinho assim. Em outros, a foto entra no meio do passeio.
Sudeste asiático: Vistos
O sudeste asiático foi paixão a primeira vista (pelo menos para mim). Difícil encontrar uma pessoa que não tenha gostado. Praias, cultura, religião, temperos, história e caos, uma mistura de tudo isso. Antes de arrumar as malas há uma questão burocrática (e chata, digamos) que não dá pra fugir: os vistos. Brasileiros precisam desse selinho no passaporte para entrar na maioria dos países e nem sempre é fácil encontrar informações por aí.
O que você precisa saber antes de ir para o Sudeste Asiático
O sudeste asiático é uma caixinha de surpresas. Mesmo! Fascinante e caótico ao mesmo tempo, o paraíso dos mochileiros, de quem busca loucura ou elevação espiritual. Diversidade define. Contrastes intrigam. Choque cultural faz parte. E esse conjunto de pequenos e não tão pequenos países, cada um com suas tradições e cultura, tem algo em comum.
Elefantes na Tailândia
Quando estava planejando minha primeira viagem para Tailândia vi a foto de um turista passeando de elefante e logo coloquei isso na lista de coisas a fazer no país. Fui atrás disso logo que cheguei em Chiang Mai, me diverti horrores, tive um dia ótimo e voltei super feliz. Até eu descobrir que essa prática não é nada legal para os bichinhos e morrer de arrependimento. 🙁
Slow boat entre Luang Prabang e Tailândia
Uma rota comum para quem viaja pelo sudeste asiático é ir de Chiang Mai ou Chiang Rai, no norte da Tailândia, para Luang Prabang, no Laos (ou vice-versa). Dá para fazer esse percurso de avião, a forma mais rápida e cara. Também dá para ir de ônibus, a forma mais barata, porém são mais de 20 horas de estrada. Mas por que não fazer algo diferente e ir de barco?
Os templos de Bangkok
Vai para Tailândia? Então provavelmente você deve passar por Bangkok, a capital do país. A cidade é vibrante, cheia de cores, cheiros e sabores e tem uma grande influência cultural e religiosa, mesmo com a grande quantidade de estrangeiros que vivem por lá. Sugiro que você foque o tempo que tem no país no norte ou nas praias do sul (ou nos dois), mas a capital com certeza merece uns 2 ou 3 dias. Dedique um deles para conhecer os templos,